quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Um clássico


Quarta-feira, Maio 03, 2006


Antes de mais, queria agradecer a oportunidade concedida para me pronunciar neste blog. Cheguei a pensar que, devido ao baile que dei nos últimos tempos, não me fosse concedida tal honra.Uma vez que não disponho de muito tempo e devido aos vários pedidos que recebi nos últimos tempos, queria, como primeiro texto, recordar aquele mítico e "mui" aclamado mail com que tudo começou.

Uma vez que este não se refere a nenhuma jornada em particular, mas sim a um comportamento precipitado e descabido, podemos dizer que é... intemporal, e por isso não vai contra nenhuma alínea do nosso decreto lei.

Aqui fica... um "clássico de baile"

"Caríssimo IcaComo te tinha prometido, venho por este meio exercer o meu direito ao contraditório após as tuas insanidades dos últimos tempos. Optei por não te massacrar logo a seguir à pobreza do jogo com a Naval 1º de Maio, nem depois da tristeza com o Guimarães para a Taça, nem tão pouco após o assalto à mão armada em Vila do Conde, a insipidez com o Braga, ou o escândalo em Belém. Achei que te faria bem um período de introspecção, reflexão e interrogação sobre o teu estado delirante após a eliminatória com o Liverpool.Se a memória não te falha, também te avisei que normalmente nunca me esqueço de nada que me dizem ou escrevem, sobretudo quando se tratam de afirmações ridículas, constatações imbecis ou juízos de valor descabidos.

Começo por te contar uma história, a dos últimos 20 anos da UEFA, onde apenas se sagraram campeões europeus, 13 clubes: Milan (4 vezes), Real Madrid (3 vezes), Porto (2 vezes), Juventus, Barcelona, Manchester, Liverpool, Bayern, Ajax, PSV, Dortmund, Marselha, Estrela Vermelha (1 vez). Mas isto, tu já devias saber.
Estamos no ano 2006 d.C., toda a Europa do futebol anda rendida a estes ilustres que em condições normais, se impõem com maior ou menor dificuldade aos restantes clubes. Toda? Não! Algures na “Portvgalia”, numa aldeia povoada por mouros, na costa Oeste da Europa, uma cambada de samarrões continua a agitar bandeiras e a proclamar a sua preponderância no mundo do futebol, fruto de uma passagem a uns quartos de final de uma competição e relembrando constantemente meia dúzia de vitórias de um passado longínquo, obtidas graças a um regime totalitarista que lhes permitia ano após ano passear impunes internamente.
Depois de anos a fio mudos e calados, sofrendo goleadas históricas, eliminados por formações secundárias do velho continente, envergonhando e deixando o nome do país na lama, eis que uma eliminatória com o Liverpool (invulgar, tenho de admitir, mas não mais do que isso), ainda por cima no ano em o único clube com projecção recente no país (aquele que contribuiu de alguma forma para que o resto da Europa nos olhasse com respeito, nas duas últimas décadas) esteve desastrado, serviu de pretexto para se reunirem num aeroporto, chorarem como desalmados, entoarem coros, agitarem bandeiras, gritarem frases de guerra… como se de campeões se tratassem.

Saber estar, em qualquer situação da vida, passa por saber ganhar e saber perder, mas também passa por saber ser humilde, reconhecer as nossas limitações e admitir que certos feitos estão muito para lá das nossas capacidades.Orgulharmo-nos do passado é bonito, mas viver do passado é deprimente. Que o digam o Anderlecht, o benfica, o Estrela Vermelha ou o Dínamo de Kiev… tudo formações equivalentes, que granjearam boa reputação no passado mas que hoje se arrastam pela Europa, salvo excepções pontuais, aqui ou ali, nesta ou naquela época.

Ao longo das últimas semanas assisti impávido e sereno a um chorrilho de frases e atitudes, que a mim, como teu amigo, me preocupam. Começou no final da segunda mão da eliminatória com o Liverpool, em que ouvi da tua boca: “Fomos a única equipa a ganhar fora de casa nesta eliminatória”. Lembrei-me que já tinha ouvido algo semelhante em algum lugar. Pouco depois fez-se luz. Quem me tinha dito isso tinha sido um carpinteiro da minha obra, adepto da Naval 1º de Maio, que após uma das primeiras jornadas da Superliga Betandwin, me disse: “Fomos a única equipa a ganhar fora de casa esta jornada”. A isto eu chamo contentar-se com muito pouco, ou por outras palavras… MUITO PEQUENINO!!! Só posso tirar como conclusão, que o Benfica está para a Champions, como a Naval está para a Superliga, isto é, pode eventualmente fazer uma ou outra boa época e acabar na primeira metade da tabela, mas é uma questão de tempo até voltar à Liga de Honra.
Mas o teu triste espectáculo não acaba aqui. No final da eliminatória da Taça com o Guimarães, ouvi, também da tua parte: “Fomos eliminados, mas a verdade é que estivemos nas duas últimas finais dessa competição”. Curiosamente, dias depois, outro trabalhador da obra, desta feita um pedreiro adepto do Vitória de Setúbal, disse-me exuberante: “Eng., só sei que estamos pelo segundo ano consecutivo na final da Taça”.

Já sei que o teu argumento para isto vai ser: “não percebes nada, estava a brincar”. Mas a brincar ou não, a verdade é que o teu consciente ou o teu subconsciente, primeiro analisou os resultados de uma jornada para descobrir algo que os distinguisse dos demais, e depois foi buscar uma final que perderam com o Setúbal para se refugiar de uma derrota desta época. Não é preciso ser psicólogo para reparar que começa a existir um padrão no comportamento de benfiquistas com o comportamento de adeptos de outros clubes, dito inferiores.

Para a história de uma grande equipa ficam os títulos por ela conquistados, não um ou outro grande jogo realizado ou uma ou outra eliminatória ultrapassada.Como adepto do Porto, lembro-me daquela equipa que foi a Bremen espetar cinco, ou da outra que anos depois foi a Itália vencer o Milan por 3-2, mas nenhuma destas se compara às equipas de Viena, Sevilha ou Gelsenkirchen. Estas sim, apesar de pertencerem ao passado, são equipas que eu vi jogar e que para sempre ficarão imortalizadas.

Sei que os adeptos do Varzim, se orgulham daquela famosa equipa que em 96/97 se classificou em 7º na Primeira Liga, e que os adeptos do Rio Ave sorriem ao pensar na equipa que há três épocas fugiu “in extremis” a uma despromoção que parecia inevitável depois de uma primeira volta desastrosa. Da mesma forma, compreendo que no bar do clube Dragões Sandinenses estejam afixados posters e jornais referentes aquela saudosa equipa que foi à meia-final da Taça com o benfica (e que viria a perder por 1-0 no estádio da luz).
O que eu nunca pensei ver, era um benfiquista que andasse radiante, excitado como um adolescente com os tomates cheios, a enviar mails a meio mundo, com uma equipa que feitas as contas finais, apenas ganhou uma Supertaça (que tu um dia disseste ser “referente à época anterior”), passou uma eliminatória com o Liverpool, fez dois ou três bons jogos numa época e nesta altura, não fossem as roubalheiras de Vila do Conde e Belém, lutava pelo 3º lugar taco a taco com o Braga.
Infelizmente, as mentalidades pequeninas não mudam de um dia para o outro, e 20 anos a ver os outros a exibir classe, 10 dos quais sem levantar um único troféu, deixa marcas que nos próximos anos não vão apagar-se facilmente.

Atenciosamente

Fredi

P.S.: Ah, caso não tenhas grandes argumentos para responder, e para te poupar trabalho de teres de andar à procura de erros no texto, aqui vai um: PARA O ANO À MAIS!!!!! (escrevo à e não há, porque eu não acredito que vocês tenham, portanto que HAJA, hipóteses de vocês ganharem o que quer que seja num futuro próximo :-D)

P.S.2: Sempre queres ir a Milão ver o jogo das meias? Se bem te recordas, além de te ter dito que não estava preocupado com o desfecho do vosso jogo, também te disse que ia ver o Barcelona a Milão ou a Lyon, e já agora aproveitar para umas compras."

posted by Abraracourcix
.

Nenhum comentário: