quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

O Mágico/ Carta aberta de um portista a todos os não-portistas

Quinta-feira, Maio 18, 2006

O MÁGICO!!!

Meus amigos, não podia deixar de assinalar aqui mais um feito do melhor jogador Português da última década, e um dos melhores de sempre, o MÁGICO DECO!!
Deco não pára. O "Mágico" conquistou ontem a sua segunda Liga dos Campeões, tantas como o Barcelona soma no seu historial, se bem que a primeira fosse denominada Taça dos Campeões. O médio tornou-se no segundo internacional português a vencer o troféu ao serviço de clubes diferentes, FC Porto e Barça. E no fim em pleno relvado, ainda envergando a camisola mitica do Barça, teve a honra, honestidade e frontalidade para dizer que sendo sempre bom ganhar uma Liga dos Campeões, não se comparava com a felicidade de a ganhar no SEU clube de coração o FCPORTO!!! Disse que tinha sido mais especial, não eram favoritos e festejar com os adeptos do FCPORTO, com o seu clube era claramente diferente para melhor!!
Para além de ser o melhor jogador português da última década, demonstrou ser o que tem mais caracter e personalidade!! DECO é mágico, grande!!
Referir ainda que este senhor do futebol mundial nos últimos 4 anos, foi 4 vezes campeão nacional (2 em Portugal, 2 em Espanha), e jogou 4 finais europeias, tendo ganho 3. Brilhante, nem o melhor treinador do mundo se pode comparar...
Outros há que, choram de hipocrisia (pois nada deram nem fizeram pelo que dizem ser o seu clube), amuam em alturas importante por puro egoismo, mas não é altura para falar dos pequeninos, mas sim dos grandes!!
Assim sendo, só me resta dizer, Obrigado DECO!!!!

P.S. A única final europeia que o MÁGICO perdeu foi com o sr luis como treinador contra a Grécia!! Ele há lá coincidências....

posted by Pinto

Carta aberta de um portista a todos os não-portistas

Caro não-portista,

Esta semana, fui obrigado a lembrar-me e a pensar em ti. Aliás, foi a meio dos recentes e já repetitivos festejos, nos quais tive oportunidade de participar, que isso aconteceu. De repente, reparei que o nosso país voltou à normalidade, que o tem caracterizado de forma concreta ao longo das últimas décadas da sua existência. E tudo, por causa de um facto único que influenciou todos os outros: o Porto é de novo campeão e de novo o vencedor da Taça!

Confesso que sou um privilegiado: sou jovem, e no entanto já assisti a tudo aquilo que o desporto rei me poderia dar a fim de alegrar os meus dias. Senão, repara só:

a) Vi o meu clube ser inúmeras vezes Campeão Nacional, entre as quais cinco consecutivas, o que mais nenhum outro até hoje conseguiu;

b) Vi o meu clube ganhar várias Taças de Portugal, com a vantagem de no trajecto de volta a casa sermos obrigados a passar em frente do domicílio dos dois (ao que dizem) gigantes da capital, com o respectivo “caneco” debaixo do braço;

c) Vi o meu clube ganhar mais de metade das Supertaças deste país, incluindo uma sacada em pleno estádio do clube representado por uma famosa ave, com o histórico resultado de 5-0;

d) Vi o meu clube duas vezes Campeão Europeu (reforço, vi mesmo, assisti ao jogo em televisor a cores; não foi preciso os meus avós me contarem como era há 40 anos atrás quando se sabiam os resultados… pela rádio, e as imagens chegavam alguns dias depois… a preto e branco);

e) Vi o meu clube ganhar a única Taça UEFA do historial português (e nunca assisti ao meu clube perdê-la na própria casa contra um clube de segunda linha europeia, de um país que nunca tinha ganho nenhuma prova internacional antes);

f) Vi o meu clube ganhar uma Supertaça Europeia, outro título que mais nenhum outro português tem;

g) Vi o meu clube ser duas vezes Campeão do Mundo, ou vencedor da Taça Intercontinental, como queiras chamá-la. (Sim, porque há mentes desdenhosas, imagina só, que quando o Real Madrid ou o AC Milan vencem esta competição, dizem que eles são Campeões do Mundo; quando é o FC Porto, chama-lhe Taça Toyota… enfim)

h) Assisti à carreira completa do maior campeão da história do futebol mundial: Vítor Baía, que com 29 títulos (contagem não encerrada) é o jogador mais titulado de sempre

Ufa, até cansa, não é? E mais poderia acrescentar…

Mas, como se não bastasse, eis que a única coisa (julgava eu) que me faltava ver, me foi proporcionada no ano passado!
Como disse, sou jovem. Daí que, eu nunca tinha visto como se fabricava um campeão à moda do Antigo Regime! Mas até isso me foi facultado na época transacta! Realmente, agora sim: já tinha visto tudo!
Qual não é a minha surpresa, eis que novo e original cenário se depara perante mim, e me obriga a dar o dito pelo não dito: este ano tivemos como Campeão o FC Porto, num campeonato, ainda assim, disputado à moda do Antigo Regime! Esta agora, é que ninguém contava…
É só olhar para trás e começar a contar os favorecimentos, alguns dos quais dignos de um compêndio ditatorial, que o clube dominante no tempo do fascismo, conseguiu gozar com total impunidade!

Foi um campeonato giro… Nós, FC Porto, com alguma irregularidade inicial, fruto de um treinador novo e novos e inovadores métodos, ainda tivemos alguma dificuldade em determinados aspectos (logo exponenciados à potência máxima pela imprensa desportiva lisboeta). Mas logo que chegamos ao nosso lugar habitual, de lá mais não saímos, apesar dos mais ferozes ataques que fomos alvo (não me refiro às outras 17 equipas)…

O clube de vermelho, esse é que me deu grandes lições. Melhor dizendo, as forças extra quatro linhas que os apoiam, mostraram-me como foi possível eles terem há muitos, muitos anos, sequências de oito ou nove vitórias em cada dez campeonatos.

Acho injusto que o presidente desse clube, mais o portista que é o seu braço direito, convidem todos os presidentes (excepto dois) a acompanhar o seu clube nas deslocações ao estrangeiro. Se houvesse coerência e verdadeiro reconhecimento, convidariam em primeiro lugar o presidente da Comissão de Arbitragem e os dirigentes da Liga Portuguesa que tão altruística e empenhadamente se desdobram em tentativas de empurrar o seu clube mais para cima na tabela…

Por falar em competições europeias, pude comprovar este ano o que a psicologia explica como comportamento de massas: quando há um líder forte e reconhecido, todos lhes seguem as pisadas, ainda que isso os leve a um precipício. Refiro-me à forma admirável e de indiscutível mérito, como a imprensa escrita e não só, conseguiu convencer os seis milhões (perdão se já está ratificada a nova contagem que aponta para 14 milhões), de que era possível vencer a UEFA Champions League! Talvez aqui já seja mais do campo da psiquiatria, mas não sou um especialista para o afirmar…

Isto é particularmente triste e duro, porque bastam 90 minutos para derreter e provar como irreais as aspirações e sonhos durante semanas vomitados nas primeiras páginas dos jornais, como que tentando fazer valer as suas vontades pela força da exagerada repetição.

Uma última nota. O trabalho do Primeiro-Ministro Eng.º José Sócrates complicou-se muito neste últimos dias. À semelhança dos últimos dez anos, o país vai voltar a regredir. Milhões de trabalhadores serão menos produtivos, haverá mais despesas em medicamentos (especialmente Nimed e Prozac), haverá mais discussões nas famílias (principalmente nessas que têm o tal bom chefe), e outras consequências por agora desconhecidas…

Mas quanto a isso, meus amigos, não há nada a fazer: porque tudo voltou à normalidade e o
PORTO É CAMPEÃO!

Abraços campeões

posted by Abraracourcix

Nenhum comentário: