quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Ser Grande!!!

Quarta-feira, Maio 03, 2006

É com grande prazer que inauguro este espaço que se quer que seja de debate de ideias. No entanto, espera-se que seja um debate honesto, frontal e verdadeiro doa a quem doer.

O lema deve sempre ser o de demontrar através de factos aquilo que por vezes o 1.º poder instituido no nosso país, a comunicação social, pretende fazer passar. Aqui não deixamos que se "deite areia para os olhos". Nunca!!No mais, espero com este espaço, desmistificar vários mitos existentes no nosso país. Para tais objectivos, conto com a ajuda dos meus amigos e colegas de blog, bem como por todos aqueles que tenham os mesmos intentos, todos seram bem vindos.

Assim, e para dar inicio a esta aventura começo que registar um conjunto de dados/factos que demonstram/provam uma realidade indesmentivel, mas que alguns, pior que cegos, não querem ver.Nos últimos 25 anos nenhum outro clube conquistou tantos troféus - nacionais e internacionais - como o FC Porto. Com o triunfo em Penafiel, os portistas asseguraram a 14ª vitória no campeonato e ultrapassaram o Dínamo de Kiev neste ranking, totalizando 28 títulos. E não estão contabilizadas as supertaças portuguesasMais de um troféu por ano.

É este o impressionante balanço do FC Porto no último quarto de século, que coloca o novo campeão nacional à frente de qualquer outro emblema europeu. A equipa portista conquistou 28 provas, desde 1981/82 - altura em que Pinto da Costa se preparava para assumir a presidência do clube -, e é o recordista europeu de títulos. Só o Dínamo de Kiev se aproxima dos portistas e poderá mesmo igualar o número de conquistas, caso vença a presente edição do campeonato ucraniano. A oito jornadas do fim, o Dínamo está à frente da prova, com três pontos de avanço sobre o Shaktar Donetsk, e também já garantiu a presença na final da taça, tal como o FC Porto.

Convém alertar que nestas contas não entram as vitórias na Supertaça Cândido de Oliveira - que são catorze -, porque muitos países não têm uma competição semelhante. Caso contrário, a supremacia dos dragões seria esmagadora. Entre os clubes com mais títulos, o FC Porto é ainda o que mais ganhou fora do seu país.Metade dos triunfos contabilizados dizem respeito ao campeonato nacional. São catorze vitórias na principal prova nacional em vinte e cinco anos - quase uma em cada dois anos, o que dá uma média excelente -, a que se juntam ainda oito Taças de Portugal, com a possibilidade de acrescentar outra no dia 14 de Maio, se vencer o Setúbal, que, curiosamente, é o detentor do troféu.

Mas os êxitos do FC Porto neste quarto de século ultrapassaram também as fronteiras do país. A conquista de duas "Champions", uma Taça UEFA, uma Supertaça Europeia e duas Intercontinentais transformaram o até então clube regional numa referência a nível mundial. Aliás, são poucos os clubes que se podem orgulhar de ter ganho seis provas internacionais neste período.No ranking de clubes com mais títulos conquistados são poucos os "gigantes" do futebol europeu, o que pode ser explicado pelo equilíbrio nos respectivos campeonatos e que resulta uma distribuição mais equitativa dos troféus.

Ainda assim, o Ajax e o Bayern de Munique figuram entre os quinze primeiros. Os holandeses venceram uma vez todas as provas europeias e acumulam uma dezena de títulos nacionais e oito taças. Os alemães, têm um dúzia de campeonatos, sete taças e três troféus internacionais. O arqui-rival dos portistas, o Benfica conquistou dezasseis provas em igual período, todas dentro das nossas fronteiras. Só o número de taças de Portugal é idêntico ao do FC Porto.

Mas, no entanto,Apesar de ter conquistado o 14ª título em 25 anos, o FC Porto não é a equipa com melhor registo europeu. O Sparta de Praga (17), o Rosenborg (16) e o Dínamo de Kiev (15) têm dominado os respectivos campeonatos de uma forma ainda mais avassaladora do que os dragões. Nas principais ligas, o equilíbrio tem repartido as conquistas por vários emblemas, ainda assim o Bayern de Munique já levantou o troféu por 12 vezes e o Ajax dez.

A diferença do FC Porto para o grande rival, o Benfica, é, contudo, enorme. Os encarnados têm menos seis títulos nacionais neste período. Em termos estatísticos, o Benfica conquistou um campeonato em cada três anos e o FC Porto em cada dois.Mas mais,O FC Porto tem dominado em todos os domínios os últimos 25 anos do futebol português.

A estatística não deixa margem para dúvidas. Os dragões têm mais troféus conquistados, mais vitórias nos jogos contra os outros grandes, mais golos marcados nos campeonatos e menos golos sofridos. A superioridade é tanta que, se reduzirmos as contas à luta entre os três grandes e fizermos a soma dos pontos conquistados nos cem clássicos disputados por cada um deles - partindo do princípio que cada vitória vale três -, o FC Porto teria 174, o Benfica 125 e o Sporting apenas 104. E esta época até correu mal já que Co Adriaanse só conseguiu vencer em Alvalade.

Neste período, o FC Porto é igualmente a equipa entre os grandes com melhor saldo de golos. Marcados são 1682, mais cem do que o Benfica, e sofridos apenas 507, menos 129 do que os encarnados. Estes números terão de ser actualizados após a realização das duas jornadas que faltam para o término do campeonato.Ainda mais,Com a conquista do título, o FC Porto assegurou também a entrada directa na Liga dos Campeões na próxima temporada. Pela 12ª vez desde que a principal competição europeia adoptou o novo sistema - com grupos na primeira fase - os azuis e brancos vão marcar presença e arrecadar alguns milhões de euros para rechear os cofres.

Só o Manchester United, que também vai estar na Champions, tem igual registo. Em 92 jogos disputados nesta competição, o FC Porto tem um saldo positivo: venceu 35 vezes, empatou 23 e perdeu 33. Marcou 110 golos e sofreu 107.Números para meditares:Taças internacionaisEm toda a Europa só há três equipas com melhor currículo em provas europeias e intercontinentais do que o FC Porto, nos últimos 25 anos.

Os italianos do Milan são os grande dominadores, com dez títulos, quatro dos quais na Liga dos Campeões. Juventus e Real Madrid são as restantes equipas à frente dos dragões, que somam seis conquistas fora das nossas fronteiras, tal como o Barcelona. Estas contas, como é evidente, terão de ser actualizadas no final da temporada. Milan 10 Juventus 9 Real Madrid 8 FC Porto 6 Barcelona 6 Ajax 5 Liverpool 5.

Depois destes dados, factos, espero que não restem mais dúvidas.

O FCPorto está noutro nivel, incomparavel com qualquer outro clube Português. E atenção meus amigos, não estão contabilizados nestes números, como acima foi referido, as Supertaças nacionais, que o FCPorto tem "apenas" 14....

Abraços, até breve


posted by Pinto

Nenhum comentário: