quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

E Vão 21... / Ser Pequenino / Ser Benfiquista

Segunda-feira, Maio 08, 2006

E vão 21

"Porto, Porto, Porto és a nossa glória, dá-nos neste dia mais uma alegria, mais uma vitória"...e vão 21 campeonatos.
Terminou o campeonato e o F.C.Porto é o justo vencedor.
Não houve sumaríssios, nem lucílios baptistas que nos parassem...nem todos os anos acontece o que aconteceu no campeonato passado, com arbitragens escandalosas a favor de certo clube (este ano tb as houve, mas em menor nº), nem jogos no Algarve!
Mais vitórias, mais golos marcados, menos golos sofridos...só não vê quem não quer!!!
Por falar em menos golos sofridos, o que aconteceu à melhor defesa da Europa?! O Campeão sofreu 16 golos e essa defesa 29, sim 29golos!!!
Agora, venha a Taça...
Quanto ao Campeonato, para o ano há mais...para o F.C.P.!!!!
Não podia finalizar sem dizer que devemos fazer uma "vaquinha" e comprar uns óculos de sol ao Moretto...não sei se repararam que depois do frango de ontem ele começou a fazer sinal que foi por causa do sol...claro que foi!!:)
Abraços a todos, em especial ao Cabrito!

posted by Jonu

Ser pequenino

Disse numa das minhas crónicas passadas que “saber estar, em qualquer situação da vida, passa por saber ganhar e saber perder, mas também passa por saber ser humilde, reconhecer as nossas limitações e admitir que certos feitos estão muito para lá das nossas capacidades.” Acho que nenhuma outra frase distinguiria tão bem a mentalidade benfiquista: não souberam perder durante os 10 anos a seco em que invariavelmente era o “sistema” (vocês sabem do que eu estou a falar) que trazia sacos cheios de títulos para o Porto; não souberam ganhar no ano passado ao não admitir que não fossem os sumaríssimos a torto e a direito e os jogos dos clubes satélites do director desportivo desviados para o Algarve, talvez a história de um título por si só já atípico (campeão com 65 pontos), tivesse sido outra; deslumbraram-se com este título e este ano já andaram em bicos de pés a tentarem ser grandes como os outros; e este ano continuam a não saber perder, primeiro ao não quererem ver o mérito do F.C. Porto na conquista do campeonato, e para acabar em beleza nas afirmações ridículas sobre o jogo do Sporting em Vila do Conde.
O terceiro lugar fica-vos mesmo bem…
A isto sim, eu chamo ser pequenino.

Abraços campeões

posted by Abraracourcix

Ser Benfiquista

Curiosa a expressão “novo-rico” utilizada pelo meu prezado colega. Não encontraria melhor termo para descrever alguém, ou uma qualquer entidade, que após anos a fio a ver o sucesso dos outros, enfiado no seu cantinho pequenino, aparece depois de um ano de sucesso interno e outro de “quase-sucesso” externo, de peito feito com um título ganho e deslumbrado com uns milhões da Champions, esses mesmos que fazem parte dos orçamentos do Porto da última década. Querem maior demonstração de novo-riquismo do que a recente euforia, frases de guerra e enchentes em aeroportos com a chegada aos quartos de final das Champions, uma fase da competição onde o F.C. Porto chegou por 4 ou 5 vezes nos últimos 12 anos.
Enganei-me!!! Talvez haja algo que descreva melhor a família benfiquista. Comparo-a aquelas famílias com algum nome, alguma história, apesar de não tanta como eles pensam ter. Tudo é fachada, por fora a mansão opulenta parece saída das mil e uma noites, mas por dentro não há nada: mobílias partidas, carpetes rotas, limpezas esquecidas, frigorífico vazio, e apesar disto, os pais frequentam festas do jet-set com roupas e jóias emprestadas, indiferentes à fome dos filhos e às dívidas aos bancos. O pai anda de cartola e bengala, mas não repara que a cartola está furada e “bengala” é o nome bonito com que ele apelida a necessária canadiana. Nessas famílias invariavelmente não existe hierarquia ou organização, ninguém sabe quem manda em casa. Os pais dormem em camas separadas, os filhos passam a vida à pancada e na mesa manda quem arrota mais alto. De vez em quando lá aparece mais um filho bastardo de uma antiga “facadazinha” do pai, e que passadas umas semanas já manda tanto lá em casa como os outros. O pai gosta da empregada doméstica, mas o que ele gosta mesmo, é de a foder quando tem forças para isso. Enquanto isso, a mulher dorme com quem lhe paga uma prestação do último vestido. Estão com dificuldades na analogia? Deixem-me dar-vos uma ajuda… pensem em Luís Filipe Vieira e seus vices como o “pai”, José Veiga como a “mãe”, Koeman como a última “doméstica” e todos os jogadores como os “filhos” (se quiserem Moreto como o último bastardo que apareceu e Miccoli como uma jóia emprestada para um acontecimento maior) e vejam:
· As recentes trocas de mimos da vice-presidência do Benfica com o seu director desportivo (deve ser a dificuldade de ter que aturar ao nosso lado um antigo presidente de uma casa no Luxemburgo de um dos rivais);
· A pancadaria nos treinos do Benfica;
· O episódio Miguel no inicio da época;
· A página pessoal do Simão;
· A entrevista do Karyaka ao jornal russo;
· Todo o processo de substituição de Quim por Moreto, com pormenores de requinte como as palmas do Ricardo Rocha aos falhanços deste último;
· O amuo de Simão quando lhe tiraram o brinquedo preferido: a braçadeira;
· Ronald Koeman a “dispensar” Mantorras da próxima época e Luís Filipe Vieira a vir a público dizer que ele se precipitou;
· Simão a cumprimentar toda a equipa técnica no aeroporto e a “esquecer-se” de Veiga;
Enquanto isto, todos os benfiquistas aplaudem esta desorganização, não exigem responsabilidades e apenas armam confusão nos circos que foram as assembleias-gerais dos últimos anos. Preferem deixar-se enganar com meia dúzia de frases de guerra e teorias de conspiração como os jantares no Sapo e reuniões secretas na arbitragem, com apertos de mão e senhas de entrada secretas. Depois de terem sido enganados por figuras do jet-set que destruíram equipas, advogados burlões que roubaram o clube e bêbados compulsivos, a história repete-se.
Novos-ricos ou “pseudo-nobres” falhados e camuflados? Eu diria ambos, mas talvez ainda falte um termo para os definir melhor: BURROS!!!

Abraços campeões



P.S.: E por falar em milhões da Champions que deslumbram quem não está habituado ao dinheiro e aos títulos, que dizer dos milhões que mal apareceram deram para comprar uma mão cheia de jogadores em Janeiro: Marcel, Moreto, Marco Ferreira, Manduca e Robert. É mau demais para ser verdade, não concordam?

posted by Abraracourcix

Nenhum comentário: